As exportações já são feitas 100% pelo Portal Único e até o final de Novembro desse ano o Governo pretende também começar a desembaraçar as importações pela janela única. Com o portal, os importadores irão obter todas as licenças, realizando todos os trâmites em um único portal eletrônico, facilitando o processo e atingindo uma redução de tempo considerável.
Abrão Neto, secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria e Serviços, comentou que com essa nova ferramenta eletrônica, o prazo médio conforme a chegada das mercadorias que entram no Brasil irá cair de 17 dias para 10 dias.
Há anos a utilização de um portal que unisse todos os trâmites era uma das grandes reivindicações dos profissionais de Comércio Exterior com o objetivo de desburocratizar os processos da área. De forma gradual, foi sendo implementado, em 2017 começou a ser utilizado nas exportações. Em julho desse ano foi constatado que tudo que é exportado para o País é feito pela janela única.
De acordo com um estudo do Ministério, quando o portal estiver funcionando completamente, existirá uma economia de 1,5% do PIB.
Abrão também afirmou que outras iniciativas estão sendo desenvolvido, exemplo redução de produtos que exigem licença de importação, atualmente cerca de 60% dos importados, uma futura inspeção física feita pelos órgãos necessários em apenas um momento.
Um dos itens avaliados pelo Banco Mundial é a simplicidade de fazer comércio com outros países. No ranking deste ano, o Brasil deslocou-se da 125ª para a 109ª posição.
A nova metodologia, a utilização do portal irá beneficiar mais de 40 mil importadores. Começando em outubro, o projeto piloto conta com próximo de 20 grandes importadores, a Embraer está entre eles, testando todas as aplicabilidades do site.
A Embraer sendo a primeira a utilizar o portal, declarou que o empreendimento configura um grande avanço para as operações de comércio exterior.
Fonte: A Tribuna