Com a volta do tráfego de caminhões no porto de Santos após 10 dias de greve, o foco das atenções é a movimentação da logística em relação à retomada das operações nos terminais. É esperado um grande congestionamento nos acessos ao cais de Santos, pois haverá um fluxo intenso de cargas nas semanas seguintes.
O presidente do terminal Stolthaven localizado em Santos, Mike Sealy, afirma que vai ser necessária uma boa estratégia de reagendamento das entregas e retiradas de cargas, para a qual seria indispensável a utilização de uma inteligência operacional.
O prazo para que as operações se normalizem giram em torno de 10 dias, diz Sealy e também o diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo, José Roque. Outra afirmação de Roque é relacionada ao acumulo de contêineres. Existirá um comprometimento logístico, acumulo de caminhões para retirar contêineres vazios e falta de equipamento, o que irá gerar uma lesão momentânea nos processos de exportação.
A revisão das programações de atracação é fundamental para esse processo, mas só acontecerá após a chegada das cargas, que também precisarão de revisão nas programações e consequentemente o reagendamento da chegada dos caminhões.
Fonte: A tribuna